Como o Sporting se pode «autorreforçar»
06-07-2017 10:52
Que talentos da equipa B de 2016/17 podem chegar à equipa principal? Alguns já estão confirmados na pré-época, mas pode haver espaço para mais.
O talento prolifera na equipa B do Sporting e tem rendido não só bom dinheiro, como também proveito desportivo.
No primeiro aspeto, basta perceber que já se vendeu neste defeso jogadores que cresceram na respetiva equipa secundária: Ruben Semedo.
Quando a análise é alargada a mais temporadas, encontram-se outros nomes, fáceis de identificar: João Mário, Cedric Soares e Eric Dier. No entanto, estes jogadores tiveram também rendimento desportivo na equipa principal.
São, assim, uma espécie de autorreforços do clube, um pouco como os emprestados, que também aqui referenciamos neste exercício porque, muitas vezes, uns dependem do que acontece a outros.
O Sporting vai ser o primeiro dos três grandes a começar a trabalhar. Jorge Jesus terá poucos jogadores à disposição, fruto das provas de seleções e, por isso mesmo, pode haver oportunidades logo a abrir a época para alguns jogadores da B.
Gelson Dala está confirmado na pré-temporada e há expectativa para vê-lo na equipa principal. O angolano chegou a Alcochete e causou impacto imediato. Tornou-se, também, no melhor marcador da equipa com 13 golos na II Liga.
A temporada leonina mostrou que Jesus esteve várias vezes à procura de companhia para Bas Dost. As opções que testou não estarão, porém, disponíveis no arranque dos trabalhos. Assim, pode haver uma possibilidade para alguém como Leonardo Ruiz. Isto, claro, se o Sporting o adquirir em definitivo, como era intenção do clube de Alvalade.
.jpg)
O colombiano fez 12 golos na II Liga, menos um que Gelson Dala e foi um dos destaques da equipa B, depois de ter passado, na época anterior a esta, pelo FC Porto B. Convém sublinhar, de resto, que este seria um reforço com investimento no passe.
Ao longo do tempo no Sporting, Jorge Jesus foi retocando a defesa. Fê-lo, inclusive, com as temporadas a decorrer. E o Sporting já reforçou esse setor com Piccini e André Pinto.
Com Jefferson e Esgaio na porta de saída, há ainda muitas dúvidas sobre o que sucede com Douglas, André Geraldes ou Zeegelar ou ainda Ewerton e Tobias Figueiredo. O leão pode sempre proporcionar o regresso de um destes ou de Domingos Duarte. Ou fazer subir Demiral, o central turco proveniente do Alcanenense, uma vez que a lateral direita já foi reforçada e a esquerda vai contar com o regresso de Jonathan Silva – e, muito provavelmente, Fábio Coentrão, que o leão negoceia.
Há muitas dúvidas sobre outros jogadores dos quadros leoninos. O nome de Teo Gutierrez surge à cabeça pelo rendimento que o colombiano teve em Alvalade, mas não se sabe também o que sucederá com Castaignos ou Spalvis, por exemplo. Por outro lado, parece mais certo que dos que estiveram emprestados até final de 2016/17, Iuri Medeiros é o único que tem pré-temporada certa com a equipa orientada por Jorge Jesus.
O mercado dita a lei até 31 de Agosto e tudo pode mudar até lá. Há negócios que num dia são impossíveis e no seguinte acontecem naturalmente. Tanto como entradas ou saídas, o que pode alterar planos. A necessidade, a emergência, podem levar a que o Sporting tenha de reforçar-se dentro dos próprios quadros e, nesse sentido, estes parecem ser os nomes que estarão mais próximos de uma subida à equipa principal.


