Conheça todas as 111 ideias de Bruno de Carvalho

Estas medidas dizem respeito a oito áreas distintas: Sócios; Futebol e Academia; Modalidades; Comunicação; Marketing e Comercial; Núcleos; Expansão e Financeira e Administrativa.
 
Sócios:
 
1. A voz aos Sócios, manter e reforçar a política de dinamização e interacção com os Sócios. 
2. Serviço ao Sócio, melhorar a qualidade, a eficácia e eficiência em todos os canais de atendimento. 
3. Tratamento igualitário entre Sócios, manter a equidade de tratamento. 
4. Reforço dos privilégios de ser Sócio, manter a estratégia definida, nomeadamente em preços preferenciais nos bilhetes e na esmagadora maioria dos produtos de merchandising.
5. Desenvolvimento do CRM implementado para melhoria da interacção com os Sócios, acompanhamento e satisfação das suas necessidades. 
6. Call Center, melhoria e desenvolvimento do novo canal de atendimento implementado nas instalações do Clube. 
7. Centro de Atendimento, instalar um novo Centro no Pavilhão Rocha. 
8. Match-Day Sócios, melhoria de convite, acompanhamento e acesso ao Estádio. 
9. Sistemas de Pagamentos, melhoria dos sistemas de pagamento. 
10. Recuperação de Sócios antigos e captação de novos Sócios. Reforçar a aposta sobretudo nos Sócios jovens. 
11. Clube Jubas, dedicado a Sócios infanto-juvenis, com conteúdos específicos, merchandising próprios e iniciativas específicas. 
12. Responsabilidade Social. A Fundação Sporting é a sua parte mais visível e aquela que agrega de forma sistematizada e institucional esta vertente.
 
Futebol e Academia:
 
14. Manutenção do aproveitamento e Reforço do Gabinete de Scouting do Sporting Clube de Portugal. 
15. Manutenção do modelo de prospecção nacional e internacional envolvendo as academias Sporting, Núcleos, Delegações e Filiais. 
16. Continuar o estabelecimento de protocolos com clubes nacionais e internacionais que permitam a captação de jovens talentos. 
17. Reforçar a política de atracção de novos parceiros e patrocinadores. 
18. O Presidente do Sporting Clube de Portugal terá a liderança directa do Futebol e da Academia. 
19. À Administração caberá a implementação das políticas estratégicas do futebol, da definição da época desportiva com o apoio do treinador da equipa principal, da coordenação do trabalho entre a formação e a equipa principal, do estabelecimento dos protocolos de cooperação com outros clubes e entidades, e das contratações. 
20. A formação será a aposta base da política desportiva. 
21. Ao treinador da equipa principal caberá a responsabilidade de definir a sua equipa técnica, mas a Administração indicará sempre um elemento a integrar a equipa como treinador adjunto. 
22. Desenvolver o Gabinete de Alto Rendimento e Treino Específico. 
23. Departamento médico definido pela Administração.
24. A equipa B é uma aposta para manter no triénio assumido. No fim do triénio estudaremos a possibilidade de clubes satélites ou equipa B. 
25. Estabelecer parceria estratégica duradoira com um clube na zona norte do país de modo a reforçar a presença em tão importante área geográfica. 
26. Continuar a fomentar parcerias com clubes da I e II Liga para empréstimos. 
27. Manutenção da aposta no futebol feminino. 
28. Nos escalões de formação da Academia Sporting terão de continuar a existir, se possível reforçar, referências futebolísticas do Universo Sportinguista. 
29. Manutenção do Gabinete de Apoio aos Atletas e suas famílias. 
30. Reforço do Gabinete de Psicologia e Apoio escolar.
 
Modalidades:
 
31. Sustentabilidade, reforçar o apoio financeiro às modalidades, através da angariação de novos sponsors, mas, sobretudo, pelo acréscimo do número de associados. 
32. Promoção das modalidades, reforçar a visibilidade das actividades desportivas do Clube. 
33. Sinergias entre as modalidades, potenciando e estimulando a partilha de experiências e conhecimento entre os responsáveis pelas modalidades, corpo técnico e atletas. 
34. Centro de Atletismo de Alto Rendimento Professor Moniz Pereira, criar um centro de alto rendimento, em parceria com uma instituição de referência. 
35. Gabinete Sporting Olympics, encontrando-se plenamente em funcionamento, importa agora, consolidar e desenvolver este projecto.
36. Parcerias que permitam a criação de pólos descentralizados para o desenvolvimento de modalidades para-olímpicas. 
37. Gabinete Sporting Paralympics, consolidar e desenvolver os apoios que permitam uma adequada preparação com vista aos Jogos Para-olímpicos de Tóquio 2020.
38. Gabinete de Apoio Médico para as modalidades.
39. Patrocínios e Receitas das Modalidades. Gerar novas receitas, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços. 
40. Férias Desportivas, desenvolvimento de iniciativas que promovam a cultura Sportinguista aliada à prática desportiva nas mais diversas modalidades. 
41. Casa das Modalidades, o Pavilhão João Rocha será, finalmente, a nossa casa das modalidades colectivas e individuais. 
42. Competitividade, os valores do nosso Clube têm que estar sempre presentes na mente dos nossos atletas.
43. Acompanhar e avaliar permanentemente as modalidades existentes. 
44. Novas modalidades, análise e avaliação da viabilidade de novos projectos desportivos, como por exemplo o voleibol. 
45. Fomento da Formação Desportiva em todas as modalidades do Clube. 
46. Incentivar a presença de público nas modalidades. 
47. Sportinguíadas, alargar esta iniciativa a outras modalidades. 
48. Open days, promover e reforçar estas iniciativas de forma mais abrangente alargando-as a outras modalidades.
49. Protocolos, alargar o número de protocolos existentes com o Sistema Universitário, Escolar e a rede de Autarquias. 
50. Núcleos e Delegações do Clube, manter e motivar estas estruturas capilares do nosso Clube. 
51. Órgãos Sociais, incentivar a presença dos diferentes membros dos Órgãos Sociais do Clube nos eventos. 
52. Fundação Sporting, reforçar a política de cooperação entre as modalidades e as iniciativas da Fundação.
 
Comunicação:
 
53. Manutenção do modelo de comunicação Sporting Clube de Portugal ‘a uma só voz’. 
54. Gestão e relacionamento ajustado a cada público-alvo, Sócios, Núcleos, Investidores, Patrocinadores, Órgãos de Comunicação Social e todos os Parceiros. 
55. Fortalecer a comunicação das modalidades. 
56. Sporting multimédia, gerir as plataformas de comunicação e o desenvolvimento de conteúdos, enquanto área estratégica fundamental, num conceito global multimédia.
57. Jornal ‘Sporting’, reforço da vertente digital, ao nível do site e de novas aplicações. 
58. Sporting TV, consolidar o nosso canal de televisão enquanto instrumento privilegiado de comunicação com os Sportinguistas e com os amantes do desporto, em geral. Reforçaremos as transmissões em directo, a exploração comercial e a área de conteúdos. Desenvolveremos novos programas e documentários, alargaremos a distribuição do canal e seus conteúdos, nomeadamente através de parcerias com companhias de aviação, voando assim a marca Sporting por todo Mundo. 
59. Sporting Rádio, dar continuidade aos estudos iniciados para criação de uma rádio oficial do Clube. 
60. Redes Sociais, dinamizar estas importantes plataformas que permitem comunicar à escala global. 
61. Site Sporting, desenvolvimento de novas funcionalidades, nomeadamente na área de Sócios e versões em outros idiomas. Dinamização da Loja On-line e desenvolvimento dos módulos Escolas Academia Sporting e Núcleos.
 
Marketing e Comercial:
 
62. Marca Sporting Clube de Portugal. Manter a política de expansão da marca. 
63. Reforço da área de licenciamento ao nível de produtos e serviços. 
64. Reforço das áreas Corporate. 
65. Orgulho Sportinguista, dinamização de acções que reforcem o sentido de pertença e o orgulho Sportinguista, com iniciativas específicas.
66. Reforço da oferta comercial de forma integrada e multi-plataformas. 
67. Reajustamento da política de comercialização do Estádio José de Alvalade e Pavilhão João Rocha, nomeadamente patrocínios, camarotes, entre outros. 
68. Estádio Inteligente, explorar soluções suportadas por este tipo de estruturas. 
69. Potenciação do valor da marca Sporting Clube de Portugal. 
70. Merchandising, manter a política expansionista ao nível da oferta da gama de produtos e da rede de distribuição. Explorar e dinamizar as novas Lojas Verdes. 
71. Manter as Gameboxes com um dos principais produtos de bilhética estudando formas contínuas de renovação, privilegiando sempre os Sócios. 
72. Dinamização da área de eventos, próprios e para terceiros. 
73. Tour Sporting, possibilidade de conhecer num pack integrado Estádio + Museu + Pavilhão João Rocha + Academia, com promoção especial junto dos operadores turísticos.
74. Concertos e grandes eventos em Alvalade. 
75. Naming do Estádio José de Alvalade, Multidesportivo, Academia e Pavilhão João Rocha. Venda dos direitos de naming a longo prazo do Estádio, Pavilhão, Academia e do novo Multidesportivo, cobertura do Estádio José Alvalade, salvaguardando as consultas necessárias aos Sócios. 
76. Jogos Santa Casa, estudar viabilidade de venda de jogos da Santa Casa.
 
Núcleos:
 
77. Presença em Eventos, garantir sempre que possível a presença nos eventos dos Núcleos e nos aniversários mais significativos. 
78. Reconversão de Sócios, continuar a promover junto dos Núcleos e de forma gradual, o processo de reconversão dos Sócios dos Núcleos em Sócios do Sporting. 
79. Apostar decisivamente na vertente comercial. Pretendemos aprofundar as parcerias com os nossos parceiros e promover junto destes as melhores condições comerciais para os Núcleos e seus associados. 
80. Expansão de Núcleos, priorizar a expansão dos Núcleos para as principais cidades europeias onde se encontram grandes comunidades portuguesas e Sportinguistas. 
81. Criar uma ferramenta de comunicação, uma newsletter semanal. 
82. Promoção na Sporting TV, com um novo programa dedicado aos Núcleos cuja temática seja a agenda dos mesmos e as iniciativas futuras. 
83. Bilhética, criar condições para instalar uma máquina de impressão de bilhética para facilitar as deslocações a Alvalade, se possível uma em cada distrito.
84. ‘Comboio Verde’, promover por esta via, sempre que possível, deslocações a Alvalade. 85. Promover ‘workshops’ sobre diversos temas do universo Sportinguista. 
86. Promover um torneio de e-Sports. 
87. Promover um torneio bi-anual de futsal de carácter nacional com uma fase final a ser disputada no Pavilhão João Rocha. 
88. Congresso dos Núcleos, a realizar a cada dois anos. 
89. Delegações, pretendemos promover uma alteração aos Estatutos do Sporting Clube de Portugal para ajustar o conceito de Delegação. 
90. Manutenção das políticas de proximidade com as Filiais do Sporting, em Portugal e no Mundo, e parcerias em função da vontade e disponibilidade destas. 
91. Núcleo do Ano manter a distinção anual dos Núcleos que mais se evidenciaram na promoção dos nossos ideais, através dos Prémios Honoris Sporting.
 
 
Expansão:
 
92. Alargar a rede Escolas Academias Sporting, privilegiando a expansão internacional. 
93. Reforçar a presença do Sporting através do projecto Escolas Academia Sporting e realização regular de “training camps” nos Estados Unidos da América; levar o projecto EAS à América Central e do Sul; reforçar as EAS nos PALOP e China. 
94. Parcerias no Futebol de Formação, celebrar protocolos de parceria, ao nível do desenvolvimento do futebol de formação, com clubes de referência da América do Sul e de África. 
95. The Future of Football, continuar com esta iniciativa de referência internacional. 
96. EAS Modalidades, criar a primeira Escola Academia Sporting das Modalidades fora de Portugal.
 
Financeira e Administrativa:
 
97. Manutenção do investimento nas diversas modalidades. Manter a captação de Sócios e consequentemente aumentar as receitas de quotização, que permita um maior investimento nas modalidades com o objectivo de aumentar os títulos nacionais e internacionais. 
98. Concretizar os aumentos de capitais próprios definidos no plano de reestruturação. 
99. Potenciar as operações que permitam a capacidade de exercício das opções de compra de VMOCs até meados do mandato seguinte, que conduzirão à manutenção do controlo da maioria do capital da Sporting SAD. 
100. Cumprimento geral das recomendações da CMVM e do Instituto Português de Corporate Governance para o governo das sociedades.
101. Manutenção do rigor e transparência financeira, com a contínua apresentação e divulgação das contas consolidadas do Universo Sporting, para além dos reportes trimestrais das contas da Sporting SAD e da divulgação das transacções de jogadores no Jornal Sporting e na CMVM em cada janela de mercado. 
102. Participação em grupos de trabalho criados no seio das Federações, Ligas ou Associações. 
103. Jogo online. Intervenções com vista à revisão do modelo entretanto implementado e que se tem mostrado não ter o impacto financeiro desejado e justo para os Clubes que participam nas diversas competições. 
104. Elaboração e publicação periódica de relatório de sustentabilidade do Sporting Clube de Portugal. 
105. Reforço do plano de aumento do património do Clube e rentabilização do mesmo, a nível nacional e internacional (incluindo Núcleos e Filiais). 
106. Reforço do plano de valorização global dos funcionários do Sporting. 
107. Implementação de plano de valorização de colaboradores dos maiores fornecedores e stakeholders do Sporting para formação e integração dos mesmos.
108. Reforço da estrutura. 
109. Início da entrada em funcionamento do sistema integrado de gestão financeira e de capital humano. 
110. Continuação da redução da estrutura empresarial do Grupo Sporting. Redução do número de entidades empresariais. 
111. Auditoria de Gestão. Manutenção do modelo de avaliação da gestão operacional e financeira.