Futebol aos Domingos de manhã
29-10-2015 15:47

A realização de jogos às 11h00 de domingo ainda divide profissionais do futebol e adeptos. Dois aspectos têm pautado a discussão. Um deles é o calor, já que várias partidas poderão ocorrer com o sol a pique. Outro é o público, com estádios cheios e médias próximas ao futebol espanhol e italiano.
No Brasil, o sucesso de público e as possibilidades de ações específicas com os adeptos levaram os clubes a pedirem o aumento do número de jogos. A partir da 15ª jornada do Brasileirão, duas partidas passaram a ser realizadas às 11h. Desde o início, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, deixou claro que: «Este novo horário não é uma imposição. É uma parceria e está em análise constante».
Este horário ainda divide opiniões entre os profissionais do futebol. Um dos principais argumentos favoráveis é o público.
No Brasil (como parâmetro), a média nos jogos disputados às 11h supera os campeonatos europeus da temporada passada. O Italiano teve 21.986 pagantes/partida, e o Francês, 22.105. Além disso, aproxima-se do Espanhol (26.719). Porém, ainda fica distante do Alemão (43.532) e do Inglês (36.176).
Este horário, no entanto, pode provocar um desgaste excessivo principalmente em dias de calor.

