Programa completo do candidato Pedro Madeira Rodrigues
20-01-2017 11:13
Pedro Madeira Rodrigues dividiu o seu programa eleitoral em oito áreas chave e cada uma delas teve oito pontos. Conheça todas promessas do candidato à presidência do Sporting.
Liderança e valores
1. Atrair para os órgãos sociais do clube sportinguistas com provas dadas de prática dos valores identitários do clube, nomeadamente com espírito ganhador, raça leonina, integridade, competência e capacidade de trabalho em equipa;
2. Fazer a defesa intransigente dos interesses do clube, respeitando os sócios e adeptos, os adversários, os restantes agentes desportivos e interlocutores e os compromissos assumidos;
3. Implementar uma comunicação transparente, que assuma o Sporting como foco principal, dentro do clube, dando a primazia a quem verdadeiramente a merece: os nossos sócios, atletas e equipas técnicas;
4. Conciliar o Sporting e os sportinguistas, respeitando a pluralidade das suas sensibilidades;
5. Elaborar, colocar em prática e monitorizar um manual transversal identificador dos propósitos, perfis e comportamentos internos, garantindo estabilidade na identidade do clube criando um processo de formação interna e transversal na área comportamental;
6. Definir modelos organizacionais, com organogramas funcionais claros, que atribuam níveis de autonomia e responsabilização às lideranças, promovendo a cooperação e um verdadeiro trabalho em equipa;
7. Tornar obrigatória a declaração de rendimentos e património no início e no fim do mandato pelo Presidente do clube e da SAD;
8. Fazer regressar ao clube a consciência do seu papel líder no contexto desportivo e social em que se insere, para que cumprindo os desígnios dos seus fundadores, volte a ser uma referencia em termos de conduta, promovendo activamente a transmissão dos valores e da história do clube.
Futebol e formação
1.Nova estrutura para o futebol, "aproveitando as melhores práticas mundiais"
2.Rigor nas contratações, "com base num departamento de prospecção que inclui metodologias que acrescentem maior certeza nas avaliações", ao mesmo tempo prevê a normalização "da relação com os agentes desportivos"
3.Contratos com forte "componente de objectivos", de forma a fomentar "a cultura de vitória e de exigência"
4.Limite de 23 jogadores no plantel principal
5.Equipa B como plataforma de transição
6.Redimensionar a prospecção na formação, aproveitando as Escolas Academia Sporting
7.Modelo de treino transversal aos escalões de formação, "de forma a dar identidade permanente ao futebol jovem do clube"
8.Impor a utilização do equipamento principal tradicional "e travar a banalização e excessiva secundarização do equipamento Stromp, com utilização apenas em ocasiões relevantes"
Património
1. Estudar a possibilidade de garantir um centro de estágio no Norte de Portugal que seja utilizado pelas nossas equipas;
2. Optimizar e remodelar as infra-estruturas da Academia de Alcochete, apetrechando-as com a tecnologia mais inovadora no apoio ao treino e com mais campos de futebol;
3. Reconverter as infra-estruturas do Multidesportivo, criando condições para aumentar o nível de conforto dos praticantes e seus familiares;
4. Realizar estudos de viabilidade para o encerramento do fosso do Estádio, de forma a permitir uma maior ligação entre adeptos e equipas;
5. Construir o Velódromo Joaquim Agostinho;
6. Substituir as cadeiras do estádio que se desviem do padrão cromático do clube;
7. Construir o Clube Naval do Sporting na zona ribeirinha de Lisboa;
8. Protocolar com a Câmara Municipal de Lisboa a criação de um complexo social junto ao Estádio que contemple uma residência para antigos atletas, uma residência universitária e uma creche.
Marketing e comunicação
1. Estudar e explorar formas de aproveitamento do património edificado que contribuam para a sua rentabilização nomeadamente, cobertura, videosreens dentro e ao redor do Estádio, optimizando o aproveitamento das estruturas existentes;
2. Alargar a rede de Lojas Verde, aproveitando o cada vez maior potencial turístico do nosso país;
3. Garantir, cumprindo os estatutos, o naming do Estádio, Academia e Pavilhão;
4. Criar uma fan zone junto ao relvado que permita que associados sorteados possam ter acesso directo aos jogadores;
5. Distribuir gratuitamente o Jornal do clube por meio electrónico a todos os sócios com as quotas em dia;
6. Melhorar a SportingTv com a introdução de novos conteúdos e com transmissão em área reservada no site, na área de sócio dos directos relevantes;
7. Dinamizar a proximidade de sócios às figuras do clube, aproveitando o site e as plataformas de comunicação organizando, entre outros, live chats regulares;
8. Reforçar a internacionalização da marca Sporting, nomeadamente com a criação de novas Escolas Academia Sporting, com especial ênfase nos PALOPs.
Finanças
1. Recuperar no imediato a posse da Academia Sporting, na posse do Banco Comercial Português desde 2014, com o apoio de investidores que entrarão com um valor a rondar os 14 M €;
2. Garantir a detenção da maioria de capital da SAD, preparando a recompra de VMOC`s;
3. Promover a participação dos actuais investidores e a atracção de novos, estruturando e revendo a abordagem global ao mercado, restabelecendo relações de confiança e procurando novas parcerias;
4. Assumir inequivocamente a transparência na identificação dos investidores;
5. Optimizar a gestão de tesouraria que permita uma gestão eficiente dos activos e impeça a alienação destes para suprimento de faltas;
6. Regularizar e fortalecer a relação institucional com os parceiros bancários;
7. Reduzir os gastos com fornecimentos e serviços externos;
8. Garantir a apresentação regular das contas consolidadas do clube.
Sócios
1. Reintroduzir o provedor do sócio, em paralelo com o OLA, com funções definidas de ponte entre o sócio e os serviços, obedecendo a livro de regras e de respostas;
2. Propor a criação da figura do sócio-filho. Um agregado familiar com pelo menos dois sócios efectivos de escalão A poderá ver os seus descendentes directos isentos de quota até aos 14 anos;
3. Propor a criação da figura do sócio-núcleo, partilhando o valor da quotização com estes e tornando-os uma verdadeira delegação do clube numa óptica de descentralização com maior capacidade funcional, nomeadamente ao nível da bilhética;
4. Propor a criação da figura do sócio-claque, permitindo aos membros das claques um desconto na quotização até aos 21 anos;
5. Propor a criação da figura do sócio-internacional, permitindo uma maior ligação ao clube do número cada vez mais elevado de sportinguistas que vivem fora de Portugal;
6. Explorar a possibilidade de introdução do voto electrónico nos núcleos, salvaguardando a total fiabilidade dos sistemas;
7. Realizar com maior regularidade treinos abertos aos sócios da equipa principal de futebol em Alvalade;
8. Fundir a Fundação Sporting e a Leões de Portugal - Associação de Solidariedade Sportinguista para ganhar massa crítica e aumentar eficácia.
Modalidades
1. Tornar o Professor Mário Moniz Pereira o sócio perpétuo número 2;
2. Apostar na competitividade de todas as modalidades, com o máximo rigor e equilíbrio orçamental e a aposta na formação como prioridade;
3. Fazer a planificação geral, calendarização compatibilizada e conjunta das modalidades;
4. Estudar o regresso do basquetebol numa perspectiva sustentada, com o objectivo de competir no escalão mais elevado;
5. Desenvolver o conceito de Escolas Academia Sporting de modalidades;
6. Reforçar o projecto Olímpico do Sporting, com o objectivo de alargar o número de modalidades e atletas participantes nos próximos Jogos;
7. Desenvolver parcerias com Universidades de referência para reforçar o corpo de técnicos das modalidades;
8. Garantir a interligação entre os horários dos jogos das várias modalidades para voltarmos a ter dias "à Sporting".
Universo Desportivo
1. Garantir uma maior participação institucional activa do Sporting nos principais órgãos de decisão do desporto em Portugal;
2. Marcar a agenda do desportivismo em Portugal, defendendo sempre os interesses do Sporting, estabelecendo pontes em assuntos comuns, mas sem fazer alianças de qualquer espécie;
3. Promover a exposição e militância de sportinguistas mais influentes na nossa sociedade, através da partilha transparente de informação e permanente networking;
4. Promover a cultura sportinguista com o programa "Sporting nas escolas" liderado pela Fundação Sporting / Leões de Portugal, com a participação de embaixadores do nosso clube que visitarão escolas de todo o país (envolvendo núcleos, delegações e filiais) para passar o conhecimento do clube e dos valores de desportivismo;
5. Criar condições para a melhoria da competitividade do futebol Português, procurando propor alterações dos quadros fiscais em que os clubes e atletas se inserem, junto das entidades competentes e exercendo as influências legitimas para que as mesmas se tornem realidade. Propor alterações ao nível da fiscalidade para garantir condições mais equilibradas de atracção de jogadores em comparação com outros mercados. Propor melhorias ao nível de jogo: últimos 10 minutos com o relógio a parar;
6. Incentivar alterações ao nível da arbitragem em Portugal, nomeadamente a reintrodução do sorteio de árbitros;
7. Sensibilizar e defender junto das entidades responsáveis pela marcação dos horários dos jogos da equipa principal de futebol, que estes tenham em consideração os sócios e adeptos que vivam longe de Lisboa;
8. Dinamizar programas de apoio à colocação no mercado de trabalho de ex-desportistas.