Tudo tem início a partir da Rússia

Football Leaks, um site alojado na Rússia, feito por um português ou vários portugueses especialmente habilitados em tecnologias da informação, provocou um forte abanão no futebol português, com a divulgação de acordos e contratos, tendo ficado claro quem é um dos principais financiadores do Sporting: António Mosquito, empresário angolano, presidente do Caála.
 
A partir dos dados divulgados pelo Football Leaks também se confirmou que o contrato de Danilo com o Sporting esteve feito e incluía o direito de preferência sobre o ponta-de-lança do Marítimo, Marega.
 
A origem
 
Na madrugada de terça-feira, um mail enviado às 5h25 alertava-nos para o nascimento do site. Lá dentro, um texto do autor: "Bem-vindo ao Football Leaks. Este projeto visa divulgar a parte oculta do futebol. Infelizmente o desporto que tanto amamos está podre e é altura de dizer basta. Fundos, comissões, negociatas, tudo serve para enriquecer certos parasitas que se aproveitam do futebol, sugando totalmente clubes e jogadores. Irei divulgar aqui durante os próximos meses diverso material que me chegou às mãos nos últimos anos. Muita polémica e muitas curiosidades, fiquem atentos. Aceito doações, porque adquirir todo este material levou-me imenso tempo, e é sempre bonito contribuir..."
 
A pergunta é óbvia: quem é o autor anónimo? Tratar-se-á de alguém com competências informáticas superiores, ao nível da segurança bancária, sabedor das vantagens de ter um site num país como a Rússia, onde os domínios na internet não têm proprietário conhecido.